kandinsky no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB BH
- Letícia Rúbia da Silva N°21
- 15 de set. de 2015
- 1 min de leitura
Depois de passar por Brasília e Rio de Janeiro, chega a Belo Horizonte a primeira exposição individual do pintor russo Kandinsky (1866-1944), sendo a maior já montada na América Latina. As 156 peças poderão ser vistas de 15 de abril a 12 de junho, no CCBB na Praça da Liberdade.
Com entrada gratuita, a mostra tem visitação de 9h às 21h, fechada apenas às terças.
Avaliadas em cerca de um bilhão de reais, dentre as obras estão propriamente 40 trabalhos em pintura e xilogravura do mestre russo. Uma outra parte permite conhecer a arte popular que encantou Kandinsky e representou uma reviravolta em sua produção, passando de um viés figurativo para o experimental e abstrato - estarão em exposição acessórios e vestimentas de rituais xamânicos da Sibéria.
As obras, em sua maioria pertencentes ao acervo do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, no Brasil apresentam-se em cinco partes, permitindo ao público um mergulho em diferentes fases e mesmo no processo criativo do artista - o russo tinha uma forte ligação com a música em seu trabalho, sendo amigo do compositor austríaco Schoenberg.
Nesse sentido, um dos destaques é a montagem interativa no pátio interno do espaço cultural, que permite, a partir de aplicativo de celular e óculos especial, uma experiência sonora com as cores do pintor.

Comments